domingo, 25 de setembro de 2011

Beit Yeshuat Eloheinu / Casa da Salvação de Elohim


Nossa Fé


BEIT YESHUAT ELOHEINU

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Salmos 137: 5-6


Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza.
Apegue-se-me a língua ao céu da boca, se não me lembrar de ti, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.







Este documento é apenas uma declaração básica, e tem o intuito apenas de informar
a base de nossas crenças. Não tem a pretenção de ser um credo ou cânon.

1 – O Eterno
  • Cremos em YHWH (Yud-Hey-Waw-Hey), Elohim de Avraham, Yitschak e Ya’akov.
  • Cremos que Ele é Único (ECHAD)
  • Cremos que YHWH se revela de muitas formas, mas rejeitamos a doutrina de que o Eterno seja 3 pessoas distintas, ou de que Yeshua e o Eterno sejam seres distintos.

2 – A Palavra do Eterno
  • Cremos que a Bíblia, que inclui o Tanach (Primeiro Testamento) e a B'rit Chadashá (Segundo Testamento), é a palavra infalível de Elohim.
  • A título de esclarecimento, entendemos por cânon do Tanach (Primeiro Testamento) todos os livros que eram amplamente aceitos no meio judaico nos tempos de Yeshua (conforme atestado historicamente), e aqueles que são citados pela B'rit Chadashá (Segundo Testamento). Isso inclui os livros que o Protestantismo chama de "Apócrifos", bem como o Sefer Chanoch (Livro de Enoque).
  • Cremos que a Bíblia é única e suficiente regra de fé e prática.
  • Cremos que nossa prática de vida deve ser baseada puramente nas Escrituras, e não em preceitos humanos.

3 – O Messias
  • Cremos no Messias judeu, Yeshua HaMashiach, que veio ao mundo como servo sofredor, para morrer por nós. Um dia, Yeshua voltará como Melech HaM'lachim (Rei dos Reis), e estabelecerá o seu reinado aqui na terra, da cidade de Yerushalayim. É com grande alegria que aguardamos o Seu retorno.
  • Cremos que Yeshua nasceu da virgem Miriyam, viveu uma vida sem pecado e de acordo com a Torá, operou milagres e foi ao madeiro para redimir o Seu povo, de acordo com as Escrituras.
  • Cremos que Yeshua ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, ascendeu ao céu e está à destra do Pai, de onde aguarda o momento apropriado para o Seu glorioso retorno
  • Cremos que Yeshua foi plenamente YHWH, e plenamente homem, conforme ensinam as Escrituras.

4 – A Salvação
  • Cremos que através da morte do Messias, e por causa da aliança que Ele firmou conosco em Seu sangue, recebemos a salvação e a redenção de nossos pecados.
  • Cremos que através deste sacrifício de Yeshua, nosso relacionamento com YHWH foi restaurado e que, porque Yeshua vive, podemos crer na vida eterna.
  • Cremos que a salvação vem pela graça do Eterno, que é alcançada pela emuná (fé). A salvação não vem por obras, nem mesmo pela observância da Torá.
  • Cremos, contudo, que a verdadeira emuná (fé) gera submissão ao Reino de YHWH, o que inclui o objetivo de viver conforme Suas mitsvot (mandamentos). A fé que não gera submissão aos mandamentos de YHWH não é a verdadeira fé.

5 - A Igreja e Israel
  • Não cremos que exista uma "Igreja" nos moldes do conceito cristão, como organismo distinto de Israel. Muito menos ainda cremos na teologia da substituição, de que essa "Igreja" substituiria Israel. O termo grego "ekklesia", que significa "Assembléia", sempre foi usado no Tanach (Primeiro Testamento) como se referindo a Israel.
  • Os Nevi'im (Profetas) deixam claro que a Aliança Renovada é feita com Israel, e não com outro povo, nem outra religião. Pessoas de outras nações, que desejam servir ao verdadeiro Elohim são enxertados na Oliveira, que é Israel.
  • Cremos na existência das Duas Casas de Israel: Yehudá (Judá) e Efrayim, as quais estão temporariamente divididas, mas que serão restauradas na Nova Aliança
  • Cremos que muitos judeus e efraimitas que haviam perdido sua identidade, pela promessa de restauração, se achegam à fé.
  • Cremos nem todo israelita é natural, mas que todo enxertado é plenamente israelita, e que não há distinção entre natural e enxertado (tal como Ruth, Rahav, etc.)

6 - O Judaísmo Rabínico e Yehudá
  • Cremos que existe uma diferença fundamental entre a Casa de Yehudá (ie. os judeus) e o Judaísmo Rabínico (Farisaísmo). Amar, honrar, reconhecer, abraçar,  apoiar, auxiliar, o povo judeu não significa concordar com a teologia farisaica, nem aceitar práticas culturais que não estejam de acordo com as Escrituras.
  • Cremos que o Judaísmo Rabínico atual não é o Judaísmo Bíblico praticado por Yeshua. Muitas de suas tradições e práticas não estão de acordo com a Torá, nem com o Judaísmo antigo, e portanto devem ser sempre avaliadas à luz das Escrituras.
  • Somos radicalmente opostos à judeulatria, isto é, ao elevar a tradição judaica e o farisaísmo acima de qualquer crítica.
  • Yeshua advertiu seus seguidores contra a doutrina do farisaísmo, e jamais nos determinou que nele baseássemos à nossa fé.
  • A verdadeira teshuvá é a busca do Judaísmo Bíblico e histórico, em pleno acordo com a Torá, e com a prática de Yeshua e seus seguidores.

7 - A Cabalá
  • A Cabalá é um derivativo dos mistérios babilônios e do culto a Mitra. Não é prática antiga do Judaísmo, e fere amplamente as Escrituras. Na Idade Média, foi inclusive denunciada como pagã por vários rabinos importantes. Sendo assim, rejeitamos totalmente a doutrina cabalista.

8 – A Torá
  • Cremos que a Torá (Ensinamento) da Verdade foi dada pelo Eterno ao seu povo Israel, através de Moshe. Ele não a substituirá, abolirá nem a descartará até que este céu e esta terra deixem de existir.
  • Cremos que a observância da Torá é uma forma de expressão de nosso amor por YHWH.
  • Cremos que todo aquele que abraça a fé no Messias Yeshua deve procurar viver como talmid (discípulo) de Yeshua, gradativamente passando a observar a Torá, por amor e obediência.
  • Cremos que tanto judeus, quanto efraimitas, naturais ou enxertados,que abraçam a fé no Messias Yeshua devem iniciar sua jornada de fé cumprindo os requisitos mínimos descritos em Atos 15, enquanto aprendem as Escrituras, e gradativamente progredirem em direção à plena observância da Torá, que é a constituição do Reino de YHWH.
  • Não cremos na existência de uma suposta Torá Oral, pois as Escrituras negam tal conceito.
  • Cremos que a Torá é o cerne da fé, mas rejeitamos a tese de todas as demais instruções bíblicas devam ser derivativos da Torá. Toda a Escritura é inspirada, e contém instruções e mandamentos que devem ser igualmente observados e são plenamente válidos.

9 - O Beit Din
  • Conforme o modelo bíblico, cremos que as comunidades israelitas do caminho devem constituir batei din, isto é, "cortes" compostas de pessoas maduras na fé, para apoiarem a comunidade no dia-a-dia, e para instruírem acerca da observância das Escrituras. Semelhantemente, os líderes das comunidades do caminho devem se reunir com a finalidade de apoiarem-se mutuamente e auxiliarem o rebanho nas diretrizes a serem seguidas.
  • Entendemos que toda a comunidade deve ter como objetivo de maturação a adoção de um modelo de liderança bíblica.

10 - A Fé Genuína
  • Cremos que a única fé genuina instituída pelo Eterno é aquela que é baseada em toda a Bíblia, e que prega a fé no Messias, e uma vida de santidade de acordo com as mitsvot (leis) do Eterno, descritas na Torá.
  • Os Israelitas do Caminho têm por objetivo principal serem uma expressão dessa fé, preservando a totalidade da prática das Escrituras desde Moshe (Moisés) até os emissários de Yeshua no primeiro século.

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